Macha do de Einstein
/
Cerveja artesanal ou especial? Fique por dentro do universo cervejeiro.

Cerveja artesanal ou especial? Fique por dentro do universo cervejeiro.

  • 08.12.2017
  • por Emerson Jasmin

Fala galera cervejeira ... hoje estamos estreando a coluna Local Brew aqui no Boteco do Bira !!!

Nosso objetivo é aproximar todos os amantes de uma boa cerva do maravilhoso e surpreendente universo das cervejas artesanais e especiais.

Estaremos semanalmente oferecendo conteúdos diversificados sobre o mundo cervejeiro: conhecimentos, curiosidades, degustações, eventos, estilos e muitos outros assuntos serão tratados neste espaço que está, desde já, aberto a participação de todos ... envie suas dúvidas, assuntos de interesse ou sugestões e nos ajude a incrementar nossa Local Brew. O interesse pelas cervejas especiais e artesanais vem crescendo de forma vertiginosa no Brasil. Novos adeptos surgem e dezenas de novos rótulos são lançados no mercado diariamente! Mas qual a diferença entre uma cerveja artesanal e uma cerveja especial ?? Você sabe ??

Cervejas especiais são aquelas produzidas com alguma diferença em relação as cervejas ditas "populares". São cervejas que, em razão, da utilização de receitas cuidadosamente preparadas, de matérias primas de alta qualidade e de pouco, ou nenhum, aditivo químico alcançam uma qualidade superior e sabores diferenciados. Ser classificada como uma cerveja especial não tem qualquer relação com o volume produzido.

Já uma cerveja artesanal deve se enquadrar nas condições anteriormente definidas para uma cerveja especial, adicionando as seguintes restrições: ser independente e não possuir um conglomerado, seja estrangeiro ou nacional, por trás das suas produções; não utilizar sob qualquer hipótese conservantes ou produtos químicos; possuir uma produção limitada em até 416 mil litros/mês. Embora este limite de produção não esteja previsto em Lei, ele é estabelecido pela Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) e aceito como critério de seleção. Existe um projeto de Lei que visa regulamentar a produção de cerveja artesanal no Brasil mas que não possui previsão de avanço no momento.

No universo das cervejas com as características para ser enquadrada como artesanal, destacamos uma classe que não poderia ficar subjugada em razão do seu crescimento nos últimos anos e da sua importância para os amantes da cerveja, que são as cervejas caseiras. Estas são as artesanais de raiz ... cervejas produzidas com pequenos equipamentos, muitos deles improvisados, que cabem dentro de qualquer cozinha e que não impõem limites a criatividade dos cervejeiros. Normalmente sua produção não passa de 60 litros por batelada e visa o consumo do próprio cervejeiro e dos seus amigos mais íntimos.

A maioria das cervejas artesanais que já alcançaram destaque no mercado regional e até mesmo nacional começaram suas receitas de formas caseira e vieram se aperfeiçoando a cada brassagem. Para início de conversa, é isso aí pessoal ... na próxima edição voltaremos com mais informações cervejeiras, iniciaremos nosso guia de estilos, destacaremos eventos cervejeiros e muito mais !! Agora escolha uma boa cerveja, artesanal ou especial, e aproveite a degustação, aliás, na próxima edição falaremos um pouco sobre degustação !!! Não perca !!!

---------------------Publicidade-----------------------

CCAA Cabo Frio